Pesquisar no blog

quinta-feira, 16 de maio de 2019

Entrevista com o mariólogo: De Fátima a Medjugorje: "É preciso converter-se agora "


“O aniversário de Fátima é ainda mais importante hoje que em 2017, quando celebramos o seu centenário”. E depois: “A profecia de Fátima não se cumpriu ainda, mas os tempos são maduros”. Ainda: “Para compreender as aparições aos pastorzinhos devemos olhar para Medjugorje e para o cumprir-se dos dez segredos, que estão às portas”. Diego Manetti, mariólogo famoso internacionalmente e autor do livro da Bussola "Porque Nossa Senhora aparece", nos ajuda a compreender as profecias anunciadas há mais de um século na cidadezinha portuguesa e como  a Virgem Maria nos fala ainda hoje.


Acontece hoje o aniversário de Fátima, quando em 13 de maio de 1917 até outubro do mesmo ano, Nossa Senhora apareceu a três pastorzinhos que conhecemos como Santos: Lúcia dos Santos, de dez anos, e os seus primos Jacinta Marto, de sete anos, e Francisco Marto, de nove anos.

As aparições, reconhecidas pela Igreja em 1930, profetizam uma extraordinária catequese sobre os principais conteúdos da fé católica e se revestem de uma particular importância para compreendermos o papel de Maria nos tempos modernos.

“Mas, erraria muito quem pensasse que a profecia de Fátima tenha exaurido o seu papel. Fátima nos fala hoje mais que nunca e Nossa Senhora está continuando, sem se cansar, o seu plano de Salvação”. Pedimos a Diego manetti, mariólogo com fama internacional e autor do livro da Bussola "Porque Nossa Senhora aparece" de ajudar-nos a compreender como estes fatos sobrenaturais, acontecidos há mais de um século, chamam pelo nome cada um de nós, hoje.

Estamos no dia 13 de maio de 2019, superamos até mesmo o fatídico centenário (2017) das aparições de Nossa Senhora na Cova da Iria. Mesmo assim, há ainda algo a nos dizer Fátima hoje? 

Creio que hoje o aniversário de Fátima seja ainda mais importante que há dois anos, o ano no qual se festejou o centenário.

Em que sentido? 

No sentido de que mais se vai adiante no tempo e mais Fátima se torna atual.

Por que Manetti? 

A resposta está no estreitíssimo fio que liga Fátima a Medjugorje. Eu penso que as palavras que pronunciou o Papa Bento XVI em 13 de maio de 2010, quando foi como peregrino a Fátima, se estão mostrando sempre mais verdadeiras, quanto mais nos aproximamos do cumprimento de Medjugorje, e portanto também de Fátima.

Façamos um passo atrás e recordemos brevemente o que disse o Santo padre naquela ocasião... 

Depois de ter comentado o terceiro segredo no momento em que foi revelado (2000), Bento XVI reviu a sua posição em sentido mais apocalíptico, pronunciando palavras que se tornaram famosíssimas: “Se iludiria quem pensasse que a missão profética de Fátima tenha se concluído... Possam estes sete anos que nos separam do centenário das aparições apressar o preanunciado triunfo do Coração Imaculado de Maria para a Glória da Santíssima Trindade”.

Está nos dizendo que as profecias de Fatima não estão ainda completas?

Exato, é preciso dar-se conta que a perspectiva com a qual se deve olhar para Fátima é aberta e não é simplesmente a memória do passado. Existe uma promessa que certamente começou a realizar-se, mas que, ainda hoje, espera de cumprir-se em modo definitivo.

Retornemos a Medjugorje: o que liga estas últimas e presumidas aparições atuais a Fátima?

Quando em Medjugorje Nossa Senhora disse: “Vim pela última vez para chamar o mundo para a conversão. Depois não aparecerei mais”. E quando depois acrescenta: “Meus filhos estejais prontos porque este tempo é um ponto de reviravolta”, está dizendo exatamente que entre Fátima e Medjugorje existe m projeto aberto...

Qual? 

Frequentemente nos concentramos na terceira parte do segredo revelado em 13 de julho de 1917, mas para compreendê-lo realmente devemos primeiro olhar para a segunda parte, quando Nossa Senhora promete: “O Meu Coração Imaculado triunfará!”. Esta idêntica promessa retorna com insistência em Medjugorje. É o dia 2 de outubro de 2010 quando a Rainha da Paz diz: “Rezai pelos vossos pastores, com eles triunfarei”. E ainda: “Ajudai o Meu Coração Imaculado a triunfar em um mundo de pecado”. É preciso também dizer que a perspectiva do “triunfo” segue sempre mensagens decisivas que fazem compreender como esteja em ato uma deflagração do Mal. Refiro-me, por exemplo, à mensagem do dia 1 de janeiro de 2001 quando Nossa Senhora diz: “Agora que satanás está solto das correntes, eu vos convido a consagrar-se ao Meu Coração Imaculado e ao Coração de Meu Filho”.

Manetti, o senhor diz que está tudo ainda em aberto, mesmo assim Nossa Senhora tinha prometido a Lúcia de Fátima que não morreria sem ver o triunfo do seu Coração imaculado. Lúcia nos deixou em 2005: como se explica isto?

Nossa Senhora mantém sempre as Suas promessas e de fato, em Fátima, é indicado uma primeira realização da profecia: “A Rússia se converterá”. Isto pontualmente acontece: entre a Imaculada e o Natal de 1991, como sabemos, o comunismo se dissolve e o Coração Imaculado de Maria triunfa sobre o império do mal, ou melhor, sobre aquela ideologia ateia e materialista que por setenta anos tinha subjugado a União Soviética, difundindo apostasia em todo o mundo. O que quero dizer, porém, é que isto foi somente o início, Lúcia viu o princípio da realização...

Segundo o senhor: quando e como se cumprirá a profecia de Fátima?

O cumprirá se dará exatamente com os segredos de Medjugorje e com a sua plena realização, é em Medjugorje que Nossa Senhora mesma diz: “Aqui concluirei o meu papel”.  Este é um ponto verdadeiramente importante para esclarecer porque, se eu não olho para Fátima como a uma profecia aberta, não compreendo nem mesmo o nosso tempo. Ou seja, não compreendo que entre Fátima e Medjugorje existe meio século de provação que nos inserirá nos últimos tempos. Mas atenção: erra quem diz que estamos no “fim dos tempos”, porque o Triunfo do Coração Imaculado de Maria não é o fim do mundo, mas é a vitória do primeiro dos dois combates escatológicos descritos no Apocalipse. Por isso, ainda mais, é verdadeiro o contrário: não estamos no final dos tempos, mas na vigília de um longo tempo de Paz que muitos de nós poderão certamente ver e desfrutar. É aquele tempo que intercorre entre o primeiro combate, quando a Mulher vestida de Sol (Nossa Senhora) vence e acorrenta o demônio, e o combate final. Mas antes da Paz, deverão ser cumpridos os dez segredos...

Manetti, o que sabemos destes dez segredos revelados por Nossa Senhora aos videntes do país da Bósnia?

Sabemos que os sete segredos que vão do quarto ao décimo, se referem a terríveis castigos. Ali onde os castigos não são um produto de Deus, mas somente o que o homem está produzindo por si mesmo, rejeitando Deus e semeando ódio que carrega no coração ferido pelo pecado. Sabemos que estes segredos devem realizar-se, mas sabemos também que podem ser modificados na intensidade com a oração e o jejum, tanto é verdadeiro que Vicka e Mirjana disseram já que o sétimo segredo foi levemente atenuado. Mas a coisa mais importante de todas, porém, é que nós nos damos conta que Nossa Senhora nos está presenteando um tempo de graças para que possamos apressar-nos e converter-nos logo! Assim como em Fátima, também em Medjugorje Nossa Senhora sempre exortou à conversão. Com uma diferença: para fazer compreender aos homens que é absolutamente necessário “converter-se agora”, Nossa Senhora em Medjugorje multiplicou as suas mensagens e acrescentou um detalhe marcante: os segredos serão revelados três dias antes de seu acontecimento, de modo que também os mais céticos e incrédulos terão a possibilidade de converter-se e crer. 

Em suma, parece que se compreende que não se pode mais esperar: estamos em um tempo realmente decisivo?

O tempo, de fato, é aquele de Fátima e Medjugorje, ou seja, é o tempo do século da provação que se vai fechando. Quando digo que está se fechando me refiro à mensagem de 2 de junho de 2017 quando Nossa Senhora disse: “Estejam prontos, este tempo é um tempo de reviravolta”. A isto se acrescenta a súplica de Nossa Senhora que, em 18 de março de 2018, pede a todos de rezar pelo dom da fé: será este, de fato, o dom mais importante no tempo dos segredos. Sempre na mesma mensagem, depois, acrescenta: “A vossa luta é dura e o será ainda mais”, indicando exatamente aquela escalada que levará ao tempo dos segredos. E enfim posso acrescentar outro detalhe: um amigo que trabalha como guia em Medjugorje testemunhou de ter feito uma pergunta muito precisa a Vicka. Era 2001, se tinham passado vinte anos do início das aparições e da revelação dos segredos aos videntes, quando ele perguntou: “Se não podes comunicar a data dos segredos, podes pelo menos dizer-nos com uma metáfora de futebol, a que ponto estamos da partida?”. Então Vicka respondeu: “Já começou o segundo tempo”, dando assim implicitamente como limite o ano 2021. Por isso, os tempos estão às portas. Dito isto, peço a Deus que nós todos possamos acolher hoje, agora, logo este convite sincero à conversão que Nossa Senhora nos dirige, como a mais amorosa das mães, com a vontade de conduzir-nos ao Paraíso. E depois existe um último fato, que é digno de nota...

Por favor...

Não é por acaso que exatamente ontem, na vigília do Aniversário de Fátima, o Papa Francisco reconheceu oficialmente a possibilidade de ir em peregrinação a Medjugorje. Trata-se de uma permissão que já em 7 de dezembro de 2017 tinha liberado mons. Henryk Hoser, (enviado especial da Santa Sé a Medjugorje, ndr), mas que agora, ainda mais oficialmente, vem confirmada em forma explícita pelo Santo Padre. Mais uma confirmação da ponte que liga Fátima a Medjugorje.


Nenhum comentário:

Postar um comentário