Pesquisar no blog

terça-feira, 26 de março de 2019

Sempre se deve escutar o que o sacerdote diz na confissão




Questão
 
Caro Padre Ângelo,

Na administração do sacramento da Confissão, como nos outros Sacramentos, o sacerdote age “in Persona Christi”. Isto significa que é preciso considerar tudo aquilo que o Sacerdote diz desde o início até o fim do sacramento como se tivesse sido dito pelo próprio Cristo? Cristo fala através do Sacerdote? E se o Sacerdote diz alguma coisa contrária ao Magistério? 

Saudações.

Marchesini



Resposta do sacerdote

Caro Marchesini, 

O sacerdote age in persona Christi, sobretudo no momento em que profere as palavras da absolvição, no mesmo modo em que age in persona Christi no momento da Oração eucarística, e em particular quando profere as palavras consacratórias.

E como na homilia durante a Missa o sacerdote pode sair da estrada (e neste caso não deve ser escutado), assim se deve fazer também a propósito do que é dito no confessionário. Se um sacerdote se afasta da doutrina do Magistério não deve ser escutado. Além do mais se deve recordar que as palavras do Sacerdote, ainda que sejam muito importantes para quem está se confessando, não fazem parte da matéria (contrição, acusação, penitência) ou da forma do sacramento (as palavras da absolvição proferidas pelo sacerdote). São inseridas no rito, como aquelas da homilia durante a Missa. Portanto, não possuem o carisma de infalibilidade. As palavras de exortação ou de iluminação que o sacerdote diz ao penitente depois que estes fazem a acusação dos pecados entram na função de médico, de pai e de mestre que o sacerdote é chamado a desenvolver. E como do ponto de vista humano existe um médico, um pai ou um mestre mais capaz que outro, assim pode acontecer também com o confessor. E por isto não é errado escolher um confessor mais que outro. Todavia, naquilo que se refere à absolvição dos pecados, aquela dada por qualquer padre, contanto que esteja apto para escutar as confissões, é do mesmo valor que a absolvição do padre mais santo e mais douto. Saúdo-te, te recordo na oração e te abençoo.

Padre Ângelo


Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário